terça-feira, 3 de março de 2015

Academia: musculação X outros

Oi gente!

Eu, uma mulher normal como qualquer outra, tenho minhas dificuldades quando o assunto é academia. Parei de contar na sétima vez as situações em que disse que ia voltar a me exercitar. Mas agora, parei com as desculpas e volteiiii pra academiaaaaaaa! Sabe aquela pessoa que sente que já emagreceu só de ter ido até a academia pagar a mensalidade? Essa sou eu! 
Mas aí vem um outro probleminha: eu não curto muito musculação, apesar de que agora vou começar a fazer. Sei que é uma modalidade de exercício bem completa. Mas as repetições não me deixam gostar muito (eu me auto-saboto na contagem das coisas genteeee..Huahuahuahua) e também, sou uma negação em saber utilizar corretamente os aparelhos (mas os instrutores sempre salvam pessoas como eu).

E no post de hoje vou então mostrar 7 exercícios alternativos que pesquisei pra ver o que eu faria. Alguns eu já pratiquei e outros, apesar de eu não conhecer tanto, estão bem em alta para quem quer se mexer, mas também não curte muito musculação. Não são substitutos, pois cada exercício tem uma função pro corpo da gente e pra o que a gente quer. É preciso conversar e ser acompanhado por um profissional, traçar um objetivo e respeitar seus limites. Mas para sair do sedentarismo acho que são ótimas opções.

Jump


São diversos exercícios realizados em uma "mini cama elástica". Geralmente são feitos combinados com uma música bem animada, que acabam dando o compasso do que você faz. Eu AMO jump. Fiz durante sete meses e vi um resultado super legal. Além disso, as aulas são divertidas e passam super rápido. É um exercício que cansa bastante. Na minha primeira aula quase tive um treco, mas, é preciso ir conforme seus limites até se habituar.

Spinning


Nunca fiz, mas vou começar esta semana. Promete eliminar peso, além de tonificar principalmente as pernas. Acho que vou curtir, porque sempre gostei de bicicleta. Os exercícios nesta modalidade, são feitos conforme a fala do professor. Ele vai pedindo para alterar o ajuste da bike, para que fique mais leve ou mais pesada e informa se devemos pedalar devagar ou rápido. Vamos ver como vou me sair e quantos dias vou levar para começar a andar direito depois da primeira aula.

Zumba


É meio que uma aula de dança, só que mais intensa. Ela combina os passos (coreografias) da música com exercícios para queimar calorias e tonificar o corpo. Tem bastante de aeróbico e já vi desde crianças até idosos praticando. Nunca fiz, mas parece ser uma aula bem animada.Vou fazer uma pra ver como é e depois conto pra vocês.

Circuito Funcional


Como o próprio nome já diz, é um circuito com vários tipos de exercícios pra gente ir revezando em um curto espaço de tempo. Eu já pratiquei essa modalidade e é algo que gosto bastante, justamente pelo fato de estar mudando de exercício rapidamente. Claro que, o circuito é completado sem muita demora e a gente faz mais de uma vez a mesma coisa. Mas é bem dinâmico o negócio. Aí os exercícios que são dados em cada aula depende do que o professor(a) coloca. Mas pode ter jump, corda, bola, pesos, step, exercícios de chão, enfim. Aí os alunos são divididos igualmente em duplas/grupos e cada exercício recebe um grupo e depois vão trocando. Adoro e vou voltar a fazer.

Muay Thai


É uma modalidade de arte marcial (luta) que está fazendo o maior sucesso, inclusive entre as mulheres. A maioria das minhas amigas que praticam exercícios físicos, fazem Muay Thai ou já fizeram. Eu nunca fiz, mas, vejo por elas que é uma aula bem intensa. São feitas séries de golpes (socos, chutes, joelhadas...) e também são simuladas algumas lutas.Para quem procura melhorar o condicionamento físico, queimar uma gordurinha e tonificar o corpo parece ser uma alternativa legal. Além disso a flexibilidade também é bem trabalhada. 

Pole Dance


É conhecido também como dança do poste, dança do cano, dança da barra (ou ainda para quem via uma novela de anos atrás, dança no queijo). Nunca pratiquei, mas, como no Muay Thai, tenho algumas amigas que fazem. Acho super bonito e já assisti algumas apresentações de pole dance voltadas mais para o artístico e de pole dance fitness também. É uma dança sensual, mas que exige bastante força, resistência e concentração. Trabalha bastante os músculos e até emagrece. Os exercícios acrobáticos são bastante utilizados na modalidade.

Pilates

O pilates é uma modalidade mais procurada por quem quer arrumar a postura, tratar de problemas na coluna mas também, para quem curte a parte de alongamentos e quer flexibilidade. Quero muito fazer, mas ainda não tive a oportunidade. Tenho a postura super feia e quero arrumar isso. E ganhar um pouco de flexibilidade também não seria nada mal. Tenho várias amigas que fazem e já assisti uma aula. Os exercícios exigem uma super concentração. Tanto que alguns deles, são combinados com a respiração. Dependendo do seu objetivo, instrumentos como a bola aí da foto, são utilizados para auxiliar nos exercícios. Espero que esse ano ainda eu consiga pelo menos fazer umas aulinhas.

Gente, além desses temos as corridas e caminhadas que também são super saudáveis e legais pra gente estar em movimento.Vejam quanta coisa legal da pra fazer! Então, vamos lá! Se exercitar faz bem pra saúde além da estética. Ah! Antes de começar em qualquer modalidade, consultem um médico para ver se não há qualquer tipo de restrição. Depois, procurem um profissional especializado que possa ajudar direitinho vocês a chegarem em seus objetivos e sem prejudicar o corpo e a saúde.

Espero que tenham gostado.

Beijos e até o próximo post.





Nenhum comentário:

Postar um comentário